O que é o Netscape Navigator, para que serve e como funciona?
março 8, 2022Além destes, existe o Internet Explorer, Opera, Safari, entre outros. Portanto, existem muitos navegadores com diferentes opções, recursos e serviços.
Se você quiser saber mais sobre quais navegadores são mais rápidos e eficientes e quais você pode usar, você pode se interessar por este artigo sobre o assunto.
Neste artigo, você aprenderá sobre outro deles, o Netscape Navigator . Se você ainda não ouviu falar dele, nós o convidamos a ler este artigo para que você saiba do que se trata. E se você já ouviu falar sobre o Netscape Navigator e gostaria de saber ainda mais sobre ele, este artigo também lhe interessará.
O que é o Netscape Navigator e para que serve?
Netscape Navigator é um navegador que se tornou popular em 1994, quando foi lançado pela Netscape Communications. Ele foi lançado como uma competição para o Internet Explorer, mas logo perdeu popularidade.
Por não ter tido o resultado esperado, a AOL decidiu comprá-lo em 1999, aparentemente por achar que poderia reviver a ideia. No entanto, em 2008 este projeto foi descontinuado.
E mais tarde os desenvolvedores começaram a trabalhar no Mozilla Firefox, já que esse novo navegador herdou as patentes do Netscape Navigator.
E ao contrário do anterior, o Mozilla Firefox teve mais popularidade a ponto de continuar a ser usado até agora. Se você não o possui e deseja obtê-lo, neste link mostraremos como fazer o download e instalar o Mozilla Firefox gratuitamente em sua versão mais recente em espanhol.
Mesmo assim, o Netscape Navigator foi realmente um pioneiro quando se trata de navegadores de internet, então teve um grande impacto neste campo e foi uma inovação nesse sentido.
Embora seja claro que naquela época o número de pessoas que usavam a internet era bem menor do que agora, na verdade se diz que eram cerca de 50 milhões de pessoas, na época o Netscape Navigator era bastante importante no setor.
Além disso, abriu caminho para muitos dos navegadores que conhecemos e usamos hoje e fez grandes contribuições, como o acesso de todo o público à navegação, já que antes de 1994 só podia ser usado por comunidades fechadas.
Como funcionou o Netscape Navigator?
Além de tudo isso, o uso do Netscape Navigator também oferece muitas vantagens em termos de velocidade, segurança, compatibilidade e facilidade de uso.
No caso da velocidade, essa realmente foi uma de suas principais características. Seu mecanismo de renderização carregava imagens e texto ao mesmo tempo, ao contrário de outros navegadores comuns que carregam primeiro o texto e depois as imagens.
Isso proporcionou uma experiência ideal quando se tratava de usar a Internet. Mesmo sendo um dos pioneiros, tinha excelente velocidade e agilidade. Na verdade, ele armazenava o cache para que em uma entrada futura na página tudo carregasse mais facilmente.
O que mais. Em relação à segurança, utilizou uma criptografia SSL, sigla para “Secure Socket Layer” ou “ Secure Socket Layer ” em espanhol, que protegia informações sigilosas. Se você quiser saber mais sobre a sigla SSl, TLS, HTTPS e quais são as diferenças, aqui te falamos.
Este sistema se encarregou de verificar a identidade de ambas as partes antes de enviar este tipo de informação sensível, como senhas ou dados bancários. E também usou duas tecnologias para proteger seu computador e seus dados, como anti-spyware e anti-adware.
Em termos de compatibilidade, integrou CCS, JavaScript e suporte para padrões HTML, o que ajudou a se manter atualizado ou acompanhar as tendências de design. E também foi possível abrir arquivos PDF e Flash graças a programas como Adobe Flash Player e Acrobat Reader. Se você deseja habilitar e ativar o Adobe Flash Player no Google Chrome, pode fazê-lo através deste link .
E por último, no que diz respeito à facilidade de uso, era fácil de baixar e tinha um design limpo e simples. Também funcionava por comandos de voz e gestos do mouse.