Como usar réguas, grades e diretrizes no Adobe Illustrator – passo a passo

Como usar réguas, grades e diretrizes no Adobe Illustrator – passo a passo

março 21, 2022 0 Por Como Posso?

Existem dois tipos de regras. Regras globais e regras de prancheta. Globais aparecem nos lados superior e esquerdo da janela de ilustração e a origem global está, por padrão, no canto superior esquerdo da janela de ilustração.

As réguas da prancheta aparecem nos lados superior e esquerdo da prancheta ativa. E a origem disso, no canto superior esquerdo da prancheta. Aqui você aprenderá como usá-los.

Passo 1

Para mostrar ou ocultar as regras, deve começar por carregar no botão “Ver” , depois em “Regras” e aí escolher entre “Mostrar regras” ou “Ocultar regras”.

Você verá automaticamente uma régua vertical e uma horizontal. Isso será exibido nas unidades que você escolheu anteriormente, em centímetros, pontos, polegadas, etc.

Passo 2

Como o 0 na régua vertical não está alinhado com a área de desenho, você precisa defini-lo. Para fazer isso, clique na caixa à esquerda e arraste o cursor para o canto superior esquerdo da área de desenho. Assim, as duas réguas ficarão alinhadas e posicionadas no mesmo ponto.

O que são grades e como são usadas?

As grades exibem pequenas caixas na área de desenho e aparecem atrás da arte na janela de ilustração.

Como diretrizes, eles são usados ​​para projetar e alinhar objetos com maior precisão. Usá-lo é bastante simples.

Passo 1

Primeiramente deve-se clicar na opção “Visualizar” e depois em “Mostrar grade”.

Passo 2

Se você deseja encaixar objetos nas linhas da grade, selecione “Exibir” e depois “Ajustar à grade”. Depois, basta selecionar o objeto que deseja mover e arrastá-lo para o local desejado.

etapa 3

Se você deseja configurar e personalizar alguns aspectos da grade, como o espaçamento entre as grades, o estilo, se são linhas pontilhadas ou contínuas, sua cor ou se serão mostradas na frente ou atrás da ilustração, basta tem que ir em “Editar”, “Preferências” e finalmente em “Guias e grades” .

Saiba +  Como alternar idiomas no Adobe Illustrator CC facilmente

O que são diretrizes e como são usadas?

Guias são o que permitem alinhar texto e objetos gráficos. Você pode fazer dois tipos de guias e escolher entre dois estilos diferentes. O primeiro tipo de guias é chamado de “Guias de Régua” e consiste em linhas retas verticais ou horizontais.

Você também pode criar “Objetos Guia”, que na verdade são objetos vetoriais que podem ser transformados em guias.

Os estilos de guias que você pode usar são linhas sólidas ou pontilhadas e também pode alterar as cores deles. Como não estão bloqueados, também podem ser movidos, modificados, excluídos e invertidos. Para criar um guia, você deve seguir estes passos simples.

Passo 1

Se as réguas não estiverem visíveis, selecione a opção “Exibir” e depois “Mostrar réguas” .

Passo 2

Posicione o ponteiro na régua esquerda se quiser criar uma linha vertical. Ou se quiser criar uma linha horizontal, você deve colocar o ponteiro na régua superior.

etapa 3

Em seguida, arraste a guia para a posição. E se quiser transformar um objeto vetorial em guia, selecione-o, escolha a opção “Visualizar”, depois “Guias” e por último “Criar guias” .

Se este artigo foi útil e você deseja saber o que outras coisas você pode fazer no Adobe Illustrator, este artigo sobre como desenhar à mão livre com a ferramenta de pincel para borrar pode ser do seu interesse.