Como remover ou desativar permanentemente o firewall no Windows 10 – passo a passo

Como remover ou desativar permanentemente o firewall no Windows 10 – passo a passo

julho 20, 2023 0 Por Como Posso?
Firewall no Windows 10

Se não sabe o que são firewalls , avisamos que é uma forma de se proteger na entrada e saída de dados do PC para a rede. Portanto, é uma proteção “Extra” além do antivírus. Portanto, recomendamos que você não o desative permanentemente, pois isso pode causar sérios problemas em termos de segurança do seu PC.

Como remover permanentemente o Firewall do Windows 10

  • Você tem duas opções para acessar o Firewall do Windows . A primeira é pressionar ” Iniciar ” ou a tecla ” Windows ” no teclado e digitar ” Firewall “.
  • A segunda é clicar no ícone em forma de escudo na área de notificação (ao lado do relógio e do idioma) e, em seguida, selecionar “ Firewall e proteção de rede ” na barra lateral esquerda.

Desativar permanentemente o Firewall no Windows 10

  • O Firewall do Windows pode ser desativado em três tipos de rede, incluindo:
  • Redes de domínio . Muito comuns em ambientes de negócios.
  • Redes privadas . Nesse caso, é normal termos esse tipo de rede em casa.
  • Redes públicas . Aqueles que não possuem nenhum tipo de senha e são encontrados justamente em locais públicos. Lembre-se de que, se você estiver conectado a um deles, deverá descobrir como se proteger corretamente .
  • Se você olhar para um deles, “ Ativo ” aparecerá, o que significa que você está conectado a uma rede que está nessa categoria. Se você deseja desativar o mesmo ou cada um deles, o processo é o mesmo para todos eles. Portanto, vamos começar pressionando o primeiro.

Como desativar permanentemente o Firewall do Windows 10

Isso nos enviará para uma nova página onde podemos ver um botão e ao lado um texto que diz “Ativado”. Basta premir o interruptor para desactivar a rede em questão, aparecerá uma mensagem de aviso para que não desactive a referida rede.

Você deve fazer o mesmo processo no resto das redes se quiser ter todas elas desativadas. O que recomendamos é que o firewall das redes públicas não o desative ao menos permanentemente, pois você pode deixar seu computador exposto a diversas ameaças.

Saiba +  Como criar USB inicializável com Windows 10 - Coloque o Windows 10 em um USB

Caso queira ativar o Firewall do Windows novamente, basta clicar no botão “Restaurar configurações” que deve aparecer no topo de tudo. Este botão aparece quando você tem uma ou mais redes desabilitadas.

Windows 10

É importante que você não desative o Firewall permanentemente, pois isso pode causar sérios problemas de segurança em seu sistema operacional. Caso utilize outro programa de Firewall (que vem com outro antivírus) não se preocupe porque o Windows o desativa automaticamente.

É muito fácil remover ou desabilitar permanentemente o Firewall do Windows 10, assim como é muito fácil desabilitar o Windows Defender . No entanto, é recomendável que você não desative nenhum dos dois, a menos que tenha outro antivírus que ofereça a possibilidade de ter um Firewall.

Lembre-se de que na Internet é bastante normal encontrar programas maliciosos, entre outras coisas, portanto, toda vez que navegamos, somos expostos a infecções em nosso computador. O firewall e o antivírus são essenciais para evitar esses tipos de ameaças que podem afetar seriamente o nosso PC.

Lembre-se também de que, se você tiver um problema com o Firewall, desativá-lo permanentemente não é sua única opção. Na página oficial de Suporte da Microsoft, você encontrará informações para diagnosticar e resolver problemas com o Firewall do Windows .