Como limpar e desativar o armazenamento reservado para o sistema Windows 10

Como limpar e desativar o armazenamento reservado para o sistema Windows 10

setembro 13, 2022 0 Por Como Posso?
wallpaperc omun windows

Porém, o problema surge quando percebemos que o espaço reservado também serve para armazenar arquivos temporários, cache, aplicativos, etc. Tudo relacionado ao sistema operacional.

A melhor coisa a fazer é não desabilitá-lo completamente, embora não afete o desempenho do SO em nada, você só pode ter problemas com as atualizações se não tiver cuidado com o armazenamento. Mas se você não quiser desativá-lo completamente, ele também pode ser otimizado.

Hoje veremos como desabilitar ou deletar o espaço reservado para atualizações do Windows 10 de forma simples e também como otimizar esse espaço para economizar alguns GB.

laptop preto

Como verificar se o Windows 10 reservou espaço

  • A primeira coisa que vamos fazer é verificar se o Windows 10 tem um espaço reservado. Para isso você terá que pressionar ” Windows + i ” e clicar em Sistema> Armazenamento .
  • Aqui poderemos ver todos os espaços de armazenamento disponíveis nos discos rígidos que o computador possui. Aguarde alguns segundos e você poderá ver todos os arquivos que estão naquele disco separados por categorias.
  • Agora você terá que clicar em ” Mostrar mais categorias ” para ver ” Sistema e reservados ” no início de tudo . Se esta categoria aparecer, significa que a instalação foi feita por padrão. No entanto, se esta categoria não aparecer, significa que a função não está ativa em seu sistema operacional.

Também é importante verificar e saber a capacidade de armazenamento do disco rígido do seu PC.

Como liberar armazenamento reservado no Windows 10

Se você precisa de mais espaço em seu disco rígido, deve seguir as instruções que iremos fornecer para desinstalar algumas funções do sistema operacional.

  • Para isso, pressione as teclas ” Windows + I ” e depois vá em ” Aplicativos “. Nesta seção, você poderá desinstalar aplicativos que estão no Windows e que você não está usando. Por sua vez, desative várias funções que não são úteis.
  • Na barra lateral esquerda teremos que ir em ” Aplicativos e recursos ” ou ” Recursos opcionais ” (o nome pode variar) e depois clicar em ” Gerenciar recursos opcionais “.
  • Se você olhar atentamente ao lado direito de cada um desses recursos, poderá ver o espaço de armazenamento que cada um deles ocupa. Para desinstalar aquele que não é útil para economizar espaço, basta clicar nele e você verá um botão abaixo que diz ” Desinstalar “.
Saiba +  Como desligar o Windows 10 deslizando o mouse - truque legal

Assim como seu sistema operacional possui um armazenamento reservado, a lixeira também possui um e este também pode ser modificado.

janelas de menu arir

Como apagar ou remover completamente o espaço reservado pelo Windows 10

Caso queira eliminar completamente o espaço reservado pelo Windows 10, teremos que ir diretamente ao Editor do Registro . Lembre-se de que, se você fizer algo errado neste ponto, poderá corromper o sistema operacional. Recomendamos que você faça um backup de seus arquivos pessoais, por precaução.

  • O primeiro passo é pressionar a tecla ” Windows ” no teclado e então você terá que digitar ” regedit ” e pressionar ” Enter ” para abrir o ” Editor do Registro “.
  • Agora você terá que navegar pela barra lateral esquerda até chegar a este local: Computer HKEY_LOCAL_MACHINE SOFTWARE Microsoft Windows CurrentVersion ReserveManager .
  • Nesta pasta você deve clicar duas vezes onde diz ” ShippedWithReserves ” e uma janela será aberta com os dados que podemos modificar.
  • Em “Informações de valor” deve-se colocar 0 em vez de 1 e depois pressionar aceitar.

Em seguida, você terá que fechar tudo e reiniciar o computador. Depois disso, você pode recuperar uma grande quantidade de espaço de armazenamento . Em alguns casos específicos, é necessário aguardar qualquer atualização do Windows para que essas alterações tenham efeito, portanto, seja paciente.