Como ativar ou desativar o modo de economia de bateria no Windows 10

Como ativar ou desativar o modo de economia de bateria no Windows 10

janeiro 22, 2023 0 Por Como Posso?
laptop prateado

É por isso que veremos um tutorial muito simples, mas detalhado, sobre tudo o que você precisa saber sobre o modo de economia de bateria do Windows e também sobre os planos de energia que o sistema operacional nos oferece, que também podem ser configurados de acordo com nossas necessidades. E o uso que fazemos do computador.

laptop samsung

Como ativar o modo de economia de bateria no Windows 10

  • A primeira coisa que você deve fazer é ir ao menu “ Iniciar ” ou pressionar a tecla “ Windows ” em seu teclado físico.
  • No menu de contexto você deve clicar em ” Configurações ” é o ícone que tem a forma de uma engrenagem.
  • Uma nova janela se abre onde você deve clicar na primeira opção chamada ” Sistema “.
  • Na barra lateral esquerda você terá que clicar onde diz ” Bateria ” para poder ver todas as opções nela.

Nesta seção, seremos capazes de ativar ou desativar o modo de economia de bateria de nosso computador movendo o botão. Se é cinza é porque está desativado, se é colorido é porque está ativo.

Também temos mais algumas opções que podem ser muito interessantes para economizar bateria. Entre eles, o que nos permite gerenciar os aplicativos que ficam rodando em segundo plano, o que pode impactar muito na vida da bateria.

logotipo do windows branco

Como modificar as opções de energia no Windows 10

Outra opção que temos é gerenciar as opções de energia do nosso laptop. Para isso devemos ir em ” Iniciar ” e escrever ” Painel de Controle “. Agora vamos subir à direita e onde diz ” Ver por ” selecionamos ” Ícones “. Depois disso, podemos ver as ” Opções de energia “.

Aqui podemos apreciar os diferentes planos que estão disponíveis. Se desejar modificá-los, clique em ” Alterar configurações do plano ” e então clicaremos em ” Alterar configurações avançadas de energia ” para modificar o comportamento deste plano. Por padrão, vamos encontrar três planos:

  • Alto desempenho : basicamente se concentra em usar todos os recursos do computador para que funcione da melhor maneira possível.
  • Equilibrado : é responsável por equilibrar automaticamente o desempenho e o consumo de energia de acordo com as necessidades do usuário. Geralmente, este é o melhor plano que você pode selecionar.
  • Economizador : caso não tenha como conectar o computador à corrente, é o melhor plano, pois se preocupa em reduzir ao mínimo todos os recursos para economizar o máximo de bateria possível.
Saiba +  Como habilitar ou desabilitar a interface metro no Windows 10

Cada um dos planos mencionados acima também pode ser editado dependendo de suas necessidades. Se você alterar algo que não está dando bons resultados, não se preocupe, pois também tem a possibilidade de reverter para as configurações padrão a qualquer momento.

Desta forma você pode ativar ou desativar o modo de economia de bateria no Windows 10 e manipular as opções de energia do seu computador para economizar bateria ou de outra forma, ter todos os recursos do seu laptop sem dar muita importância ao consumo de energia que ele pode chegar gerar, dependendo de suas necessidades.

Os planos de energia do Windows 10 podem ser exportados e importados apenas deve conhecer o GUID do sistema operacional.