Como juntar ou combinar vários documentos do Word em um

Como juntar ou combinar vários documentos do Word em um

fevereiro 7, 2022 0 Por Como Posso?

Quando se trabalha com arquivos de texto, é comum encontrar a situação incômoda de ter que combinar documentos Word em um só.
As razões pelas quais precisaríamos fazer isso são variadas, desde criar inadvertidamente duas cópias de um arquivo e adicionar informações diferentes em cada uma delas.

Por exemplo, você pode escrever uma referência pessoal em um documento e uma certidão de nascimento no outro. Até que outra pessoa nos passe sua parte do documento e eles precisem se juntar. Em todos os casos, não seria um grande problema fazê-lo manualmente, se os dados são pequenos. É importante que esses documentos sejam organizados quando você quiser juntá-los.

Mas quando o texto é longo, precisamos simplificar a tarefa de combinar documentos do Word, não só para economizar tempo, mas na verdade é uma tarefa muito tediosa.

Além disso, pode levar a erros, deixar dados repetidos ou até mesmo eliminar, sem querer, partes muito importantes, que alterariam o sentido do texto.

Por este motivo, o Word incluiu uma função que facilita a junção dos documentos em questão. Transformando assim este grande problema em apenas um pequeno inconveniente que pode ser resolvido de forma automática e rápida.

Passo a passo para combinar documentos do Word

Como já mencionamos, não é incomum que sejamos confrontados com a necessidade de reunir alguns documentos de texto.

Nesse sentido, você pode pensar que, embora já exista uma maneira automática de fazer isso, ela só é aplicável a dois arquivos por vez. Bem, esclarecemos que isso não é verdade.

O melhor desta inclusão é que você pode trabalhar com vários documentos simultaneamente para combiná-los em um, você não deve se limitar a apenas alguns. Quanto aos passos a seguir, são simples, e os apresentamos a seguir.

Dentro do Word, vamos localizar a guia ” Inserir” encontrada no menu superior, geralmente é a terceira opção.

A seguir, localizamos a opção” Objeto“, este está marcado com um ícone que apresenta um símbolo de mais (+) na imagem.

Esta seção possui um menu suspenso que é ativado selecionando-se com o cursor em uma seta apontando para baixo. Dentro da seção em questão, teremos a opção” Texto do arquivo“, escolheremos clicar nesse botão uma vez.

Saiba +  Como inserir e editar imagens no Word - passo a passo

Consequentemente, aparecerá uma janela de inserção, na qual devemos procurar a pasta onde se encontram os arquivos que queremos unir.

Por fim, escolhemos” Inserir” no canto inferior direito, para que as alterações sejam feitas e o processo de adesão comece.

Informações extras que você deve saber para juntar vários documentos do Word

A título de extra, trazemos aqui algumas dicas e recomendações para facilitar ao máximo o processo de adesão que pretendemos desenvolver.

Deve-se destacar que o método apresentado acima funciona tanto para o Word 2007 quanto para o Word 2010, altera um pouco o layout dos menus, mas nada impede que seja feito.

Além disso, é importante ter em mente que os formatos não serão preservados, portanto, embora a combinação de documentos do Word seja feita de forma automática.

É sempre aconselhável revisar minuciosamente os formatos do texto final, para que, se necessário, possa ser feito manualmente. Ou seja, referindo-se à carta, manchetes, etc.

Por outro lado, ao selecionar os arquivos a serem embaralhados, uma ferramenta útil para fazer isso com eficácia é usar a seleção múltipla.

O último é obtido mantendo pressionada a teclaCtrl” ou a tecla control, enquanto clica nos documentos com o cursor.

Outra recomendação que se deve ter em mente é que ao enviar os textos, aqueles que estão na fração superior serão unidos primeiro. Deve-se observar que você também pode copiar estilos ou formatação de um documento do Word para outro.

Portanto, sempre tente ordenar e listar os documentos de destino corretamente, caso queira garantir uma sequência específica no arquivo de texto resultante.