Como instalar Linux e Windows 10 no mesmo computador juntos?

Como instalar Linux e Windows 10 no mesmo computador juntos?

fevereiro 21, 2022 0 Por Como Posso?

Como o Linux não pesa quase nada, ele se encaixa em um pendrive básico de 2 GB para que você não tenha limitações ao instalá-lo. Recomendamos o uso do Ubuntu GNOME , pois é aquele em que este tutorial se baseia. Você pode baixá-lo aqui.

Inicialize o computador a partir do drive USB

Ao ligar o computador, uma tela preta com letras brancas aparecerá. Na parte inferior da tela aparecerá uma caixa com várias opções, cada uma com uma tecla associada, como F2, F12 ou Delete.

Dependendo do seu computador, a janela de inicialização varia. Nesta tela é onde você acessará o BIOS, é onde você escolherá que seu PC execute o sistema operacional instalado no USB ao invés de iniciar normalmente com o Windows.

Recomendamos que você pressione as teclas mencionadas acima mais de uma vez até que uma janela apareça com os dispositivos USB conectados. Ao localizar o USB cujo nome corresponde ao pendrive onde salvou o Linux, pressione Enter.

Prossiga para instalar o Linux

A primeira coisa que aparecerá são as opções de idioma. Selecione espanhol e, dependendo da distribuição, a próxima janela que aparecerá varia. Qualquer uma dessas opções pode aparecer:

  • Experimente o Linux sem instalar: inicie uma sessão temporária onde você possa instalar o Linux a partir daí.
  •  Instale o Linux
  • Outras opções

Você pode optar por instalá-lo de uma vez ou tentar primeiro. Recomendamos que você experimente antes de instalá-lo para que possa ver claramente qual é o sistema operacional.

Crie uma inicialização dupla com Windows e Linux

Ao instalar o Linux, você deve selecionar várias opções conforme aparecem em cada etapa. O instalador o orienta em todo o processo.

Depois de configurar o teclado, você deve configurar o Wi-Fi , embora por padrão a opção que você prefere não se conectar a uma rede Wi-Fi neste momento será selecionada.

Saiba +  Como restaurar ou recuperar o Windows 10 e reverter para uma versão anterior

Na próxima etapa você vai escolher como deseja que a instalação seja, a instalação normal é recomendada, mas você pode escolher a que preferir. Em seguida, você terá a opção de instalar o Ubuntu junto com o Windows e o sistema irá instalá-lo automaticamente.

Na próxima vez que você ligar o computador, duas opções aparecerão, se você quiser entrar com Windows ou Linux.

O que você pode fazer se tiver Linux e quiser instalar o Windows?

Isso não é tão simples, mas uma maneira de fazer isso seria instalar um boot com Windows e Linux começando do Linux, seria criar uma partição e instalar o Windows lá, mas ao exigir este formato NTFS , você pode ter problemas durante o instalação e você também teria que reinstalar o GRUB com um disco de recuperação

Nós recomendamos que você tem o Windows instalado e instalar o Linux a partir daí , uma vez que é mais simples e menos arriscada, seguindo os passos já mencionados acima. Esperamos que tenha ajudado você e se você quiser saber mais sobre o Linux, lembre-se de ler outros artigos como O que são arquivos de log do Linux e para que servem? , bem como também recomendamos como criar diretórios e subdiretórios no Linux com o comando «mkdir».