Como criar ou fazer uma mandala no CorelDraw e Corel PhotoPaint – passo a passo

Como criar ou fazer uma mandala no CorelDraw e Corel PhotoPaint – passo a passo

novembro 21, 2022 0 Por Como Posso?
designer criando com lápis e tablet

Para começar a criar uma mandala no CorelDraw e no PhotoPaint, a primeira coisa é ter um arquivo em formato vetorial.

Isso deve ser feito abrindo o primeiro programa mencionado, no qual clicaremos no botão ” Novo “, ou pressionando a combinação ” Ctrl + N “.

Uma janela pop-up será exibida com as configurações do novo documento. É importante fazer um arquivo quadrado, ou seja, altura e largura proporcionais.

Além disso, escolha uma configuração de cor “ CMYK ”, a resolução padrão de 100 dpi e um modo de visualização aprimorado. Em seguida, pressione ” Aceitar “.

Mostrar grade dentro do documento

Como informação adicional na criação do documento vetorial, a opção grade deverá ser ativada para ter um guia ao trabalhar a mandala.

Para fazer isso, você deve localizar um botão, que é representado por vários quadrados e um pequeno olho. Ele pode ser encontrado na guia ” Windows “.

Então deve ser configurado de forma que fique com 2cm para cada moldura . Isso é feito na seção ” Ferramentas ” no segmento “Documentos”.

mandala em desenho central

 

Ao encontrar esta opção, clique no botão ” + ” e escolha ” Grade ” onde poderá fazer as alterações relevantes em relação a esta preferência.

Adicionar linhas-guia horizontais e verticais

Este elemento é importante para criar o centro da Mandala no CorelDraw e no PhotoPaint, para isso deve-se selecionar o botão ” Mostrar réguas “.

Isso move as réguas superior e inferior em direção ao centro da grade, fazendo com que se cruzem e, assim, formem um ponto médio.

Gerar círculos Mandala no CorelDraw e PhotoPaint

Para começar, você deve primeiro criar uma camada chamada “ Círculos ” no gerenciador de camadas, para que todos estejam nessa seção.

Assim, a ferramenta “ Elipse ” é selecionada e posicionada no centro da grade, e clique com o botão esquerdo, “ Control ” e “ Shift ” são pressionados .

Desta forma, ele se expande para o tamanho desejado do círculo principal, que será o maior. Da mesma forma com as outras formas. Você pode criar seis círculos concêntricos.

Saiba +  Como criar e usar macros do Corel DRAW - fácil e simples

Pinte os círculos

Para colorir os círculos dentro da caixa de vetor, simplesmente selecione cada um deles com a ferramenta ” Seleção ” na barra esquerda.

Ao mesmo tempo, usando a paleta de cores na seção inferior, cada uma delas é preenchida com a cor que o usuário deseja.

 

Adicione flores ou objetos dentro dos círculos

Em primeiro lugar, para não mover acidentalmente as elipses, as guias onde estão localizadas são bloqueadas no gerenciador de camadas.

balão de núcleo colorido

Para criá-los, basta utilizar a ferramenta “ Mão Livre ” da barra esquerda, onde estará selecionada a alternativa “ Caneta ”.

Isso permitirá desenhar a forma que o usuário preferir, guiado pela grade. Além disso, você pode fazer ajustes com a ferramenta ” Formas “.

Por fim, basta copiar as formas e colocá-las nos lugares dos círculos de sua preferência. Também pode ser girado, se necessário.

Este de ” Transformações ” em que você pode girar e redimensionar. Ele pode ser adicionado na guia ” Windows ” em ” Dockers “.

Este seria o ponto final onde as formas desejadas se encaixam nos locais corretos, usando as ferramentas indicadas. Como resultado, você terá uma bela mandala no CorelDraw e no PhotoPaint.

O Corel Draw oferece a oportunidade de criar e salvar padrões personalizados ou modelos personalizados que servirão para trabalhos futuros, portanto, não hesite em procurar esta ferramenta e se divertir com ela.

Se a criação de mandalas com o programa Corel Draw chamou sua atenção, você pode estar interessado em saber que pode adicionar um preenchimento interativo de vetores ou padrões de texturização ao seu trabalho ou ao preenchimento de malha.