Como criar listas numeradas ou mistas de vários níveis com Adobe InDesign cc – Rápido e fácil

Como criar listas numeradas ou mistas de vários níveis com Adobe InDesign cc – Rápido e fácil

novembro 30, 2022 0 Por Como Posso?
logo adobe indesing cc fundo preto

tabela cinza folha cores logotipo indesing clips lápis

Um dos aplicativos mais utilizados na edição de documentos é o Adobe InDesign desenvolvido pela empresa Adobe é um dos mais especializados do gênero. Em geral, é um programa muito completo e em constante atualização.

De vez em quando nos dá novas versões, com o InDesign podemos criar todos os tipos de design em documentos , bem como criar trabalhos profissionais. Está principalmente focado no ramo de publicações, como designs de jornais ou revistas .

Primeiro devemos criar e configurar um novo documento, e uma vez que o documento é criado, podemos imprimi-lo ou publicá-lo diretamente nas páginas da web. É um programa muito completo com o qual podemos fazer um trabalho incrível, fazendo índices , fazendo a capa de um livro , criando estilos de parágrafo , você só precisa saber como usá-lo e saber manusear todas as ferramentas que ele nos oferece .

Neste artigo, vamos nos concentrar em ensinar como criar listas numeradas ou mistas de vários níveis com o Adobe InDesign. Para o qual devemos seguir todos os passos indicados a seguir.

Etapas para criar listas numeradas ou mistas de vários níveis

Para começar, abrimos o programa Adobe InDesign e colocamos na tela o texto com o qual vamos trabalhar. O primeiro passo para começar a criar nossas listas é ir até a opção de texto localizada na barra superior de nossa tela e clicar.

Em seguida, vamos descendo até encontrar a opção Listas numeradas e com marcadores e depois marcamos em «Definir listas» . Uma caixa se abrirá e selecionaremos “Novo” e nomearemos nossa lista.

configurações corel foto pintura fundo escuro

Clicamos em Ok e Ok novamente. Agora abrimos a opção Controles de formato de parágrafo . Movemos o cursor até a opção “Lista numerada” e mantendo pressionadas as teclas Alt + clique para abrir as opções, agora selecionamos o tipo de lista por número.

Onde diz “Lista” selecionamos a lista que criamos anteriormente e clicamos em Ok, a primeira lista será criada automaticamente.

Como criar listas numeradas de segundo nível com Adobe InDesign?

Para criar o próximo nível de lista, com o mouse devemos selecionar o parágrafo que queremos colocar nessa lista.

Saiba +  Como criar e adicionar um índice usando Adobe InDesign cc

Vamos novamente para a opção Lista Numerada e pressionamos a tecla Alt + clique, o marcador e a caixa de numeração se abrirão novamente . Selecionamos o tipo de lista por número, na segunda opção escolhemos a lista que criamos no início.

Na parte direita da caixa onde está escrito Nível , colocamos o número 2. No menu de posição do marcador ou número podemos alterar o alinhamento ou as indentações ao nosso gosto, a seguir clicamos em OK.

Para criar um terceiro nível , fazemos exatamente o mesmo. Primeiro selecionamos o texto que queremos colocar neste nível de lista e vamos para a opção Lista numerada . Abrimos com Alt + click, na primeira opção colocamos tipo de lista por número.

Na segunda opção selecionamos o nome da lista que criamos no início, mas agora colocaremos o Nível 3 . Na opção que diz Estilo de numeração podemos mudar o número das listas e a guia, clicamos em Ok para que nosso nível de lista seja salvo.

Se quisermos criar outro nível devemos seguir os mesmos passos , selecionar o texto e depois abrir a Lista Numerada e colocar os mesmos dados, só agora alteramos o nível para 4. Configuramos os estilos e a posição da numeração e clicamos em OK.

Podemos criar até um máximo de 9 níveis , uma vez que tenhamos criado todos eles. A última coisa que resta é selecionar o estilo de parágrafo para cada uma das listas, com a opção Estilos de parágrafo localizada à direita.