Como configurar o Switch corretamente para compartilhar a Internet com mais computadores?
novembro 21, 2021O correto funcionamento de cada um dos aspectos dependerá diretamente da quantidade de equipamentos que estão conectados à rede de distribuição da central.
Por que usar um switch em sua empresa ou em casa?
Os roteadores estabelecem a conexão sem a necessidade de mídia física e espaço limitado, enquanto os switches transmitem a Internet por meio de cabos. Isso para dar melhor estabilidade e velocidade necessária com um limite de distância.
Atualmente existem roteadores capazes de oferecer a conexão por cabo e por meio sem fio. Ajudando as redes da Internet a chegarem de qualquer maneira. No entanto, esses tipos de acessórios têm um limite de conexão de 4 dispositivos por cabo ao mesmo tempo. Estes são definidos como interruptores domésticos recomendados.
A pretensão de conectar mais de dois computadores por meio de cabos de Internet se deve ao fato de, desta forma, poder ser garantida a manutenção da velocidade de conexão fornecida pela rede. Tem gente que aumenta a velocidade da internet usando VPN , dá uma chance pra ver no que dá.
Para isso, são utilizados os switches , que são responsáveis por conectar os segmentos da rede , enviar dados e eliminar automaticamente a conexão ao finalizar.
Como configurar o switch corretamente para que mais computadores se conectem?
Como se sabe, os switches vão muito além daqueles que funcionam em áreas domésticas, pois sua arquitetura de conexão é altamente variável. Se for um switch D-Link, o processo de configuração do endereço IP estático é mais fácil.
Cada um pode ser ajustado de acordo com o grau de necessidade de conexão exigido pelo usuário ou pela empresa que vai adquirir a ferramenta. No caso de querer configurar um switch doméstico que vá de 4 a 8 portas de conexão , deve saber que não é necessário muito conhecimento técnico para o conseguir.
Etapas anteriores à configuração da rede
Você começará conectando o computador ao roteador por meio de um cabo de Internet, configurando- o na porta apropriada para ambos. O switch funciona com uma voltagem de 210 a 230 volts, para que você possa se conectar diretamente a qualquer conexão elétrica que tenha em casa.
Primeiro, você deve se certificar de que o computador conectado está recebendo a conexão com a Internet. Opcionalmente, você pode medir a velocidade da sua internet para ver se há alguma diferença depois de terminar de configurar o switch. Você continuará conectando o restante do equipamento que compõe a área residencial ou comercial ao switch usando o cabeamento necessário.
Configure o switch corretamente na rede local
Certifique-se principalmente de que o switch esteja conectado a uma fonte de alimentação para receber energia e ligá-lo.
Uma vez que cada um dos computadores que deseja se conectar à LAN estiverem acoplados ao switch, basta baixar um aplicativo chamado ” IPMessenger ou Dukto ” que funcionam como soluções multiplataforma.
Este programa deve ser instalado em cada um dos computadores conectados ao switch. Desta forma, é possível configurar o IP de cada um em sequência. Você deve desligar a conexão com a Internet, se estiver ligada, para começar a configurar um por um:
- O computador conectado à primeira porta do switch receberá o IP: 10.0.0.1, Roteador / Gateway – 255.255.255.0, DNS – 10.0.0.10.
- Aquele que estiver acoplado à segunda porta terá o IP: 10.0.0.2, Roteador / Gateway – 255.255.255.0, DNS – 10.0.0.10.
Ao abrir o aplicativo, você encontrará a série de equipamentos que estão conectados a ele para confirmar a correta montagem da rede.