Quantas versões do sistema operacional Ubuntu existem e seus requisitos?
janeiro 18, 2022A seguir, apresentamos informações sobre o poderoso sistema Ubuntu e suas versões mais destacadas. Por outro lado, se você já tem este sistema operacional instalado, é imprescindível que saiba instalar os programas Ubuntu baixados da Internet .
O que é Ubuntu?
“Ubuntu” é uma palavra africana que significa “humanidade para com os outros” . Na computação, o Ubuntu é um sistema operacional gratuito criado para diferentes plataformas. Este sistema possui vários aplicativos e funções para melhorar a experiência do usuário.
O Ubuntu não possui uma licença paga e por esta razão é considerado um “software livre”. A este respeito, você deve saber que a comunidade Ubuntu fornece um download gratuito para que todos possam acessar o sistema.
Classificação Ubuntu
Existem muitas versões do Ubuntu, mas em termos gerais existe uma versão para desktop e outra para servidores. As atualizações de segurança são lançadas a cada seis meses para ambas as versões. A versão desktop é subdividida em uma versão “alternativa” mais completa e é exclusivamente para usuários avançados.
Requisitos do sistema operacional Ubuntu
Para instalar o sistema operacional Ubuntu, é necessário levar em consideração os seguintes requisitos gerais: 2 Gb de memória RAM no mínimo, embora seja altamente recomendável que 4 Gb estejam disponíveis, um disco rígido com 25 Gb de espaço livre e um Unidade de CD / DVD se você tiver o sistema em um CD ou DVD.
Se você escolher a versão desktop, terá suporte técnico por três anos. Por outro lado, a versão para servidores está protegida com um suporte de cinco anos.
Versões Ubuntu do sistema operacional Ubuntu
Até o momento, existem dez versões do sistema operacional Ubuntu, seis das quais são atuais e outras têm um site desatualizado.
Versões atuais do sistema operacional Ubuntu
- Ubuntu GNOME: É a versão original que possui o ambiente gráfico GNOME. É usado para fins gerais, requer um mínimo de RAM de 256 Mb e 4 Gb de espaço livre no disco rígido.
- Ubuntu Studio: esta versão foi criada em 2007 e é para uso genérico. A versão é muito útil porque possui aplicativos para gerenciamento de fotos, músicas e vídeos.
- Ubuntu MATE: É uma versão que foi criada em 2014 com o objetivo de garantir um menor consumo de recursos de hardware. Este é um recurso que foi adicionado para melhorar o Ubuntu GNOME.
- Ubuntu Touch: Esta versão foi criada para atender às demandas de usuários de celulares que, em sua maioria, possuem Android e iOS.
- Ubuntu Budgie: Inicialmente era chamado de Budgie – Remix até que mudou seu nome para Ubuntu Budgie. Esta versão garante o consumo ideal de recursos e oferece uma interface de usuário clássica.
- Kubuntu: Kubuntu foi criado em 2005 e desde então funciona com o ambiente gráfico KDE. Foi desenvolvido para fins gerais, requer um mínimo de 256 Mb de RAM e 4 Gb de espaço livre no disco rígido.
Outras versões do sistema operacional Ubuntu
- Sistema operacional elementar: esta versão do Linux baseada no Ubuntu é caracterizada por sua resposta rápida e por focar na privacidade do usuário. Você também pode baixar o Steam no Elementary OS muito rapidamente.
- Edubuntu: Edubuntu foi criado com um propósito educacional em 2005. Ele usa o ambiente gráfico GNOME e requer 256 Mb de RAM e 4 GB de espaço livre no disco rígido. Sua última versão foi lançada em 2015, mas sua página oficial não foi atualizada desde então.
- Linux Mint: É um sistema operacional que goza de grande popularidade, para usá-lo requer apenas 2 Gb de RAM e aproximadamente 20 Gb de armazenamento. Você pode baixar instalar o Linux Mint de 32 e 64 bits com grande facilidade.
- Mythbuntu: Esta versão saiu em 2007 e tinha um conjunto de aplicativos para poder usar o computador como gravador de vídeo digital. Em 2017 o desenvolvimento do Mythbuntu parou, embora ainda seja possível baixar o software e fazer uso dele.
- Ubuntu Kylin: É uma versão do Ubuntu voltada para a comunidade chinesa. Possui aplicativos e serviços online. Foi desenvolvido e atualizado até 2010.