O que são, para que servem e que tipos de sistemas operacionais existem?
dezembro 29, 2021Por exemplo, ele atribui uma quantidade de memória ao computador com base nas atividades que estamos fazendo no momento. Se for necessário abrir um grande número de programas, o software se encarregará de alocar uma parte da memória física para que o computador funcione sem problemas.
Sem o sistema operacional, seria quase impossível interagir com um computador. Existem maneiras rápidas e fáceis de instalar três sistemas operacionais em um PC Linux ou Windows.
Funções de tipos de sistemas operacionais
A seguir, nesta nova seção falaremos um pouco sobre as funções mais importantes que o sistema operacional cumpre em dispositivos inteligentes.
- Uma das principais funções de um sistema operacional é gerenciar os processos, ou seja, os recursos necessários para que um ou mais programas possam funcionar no computador corretamente. Dentro desses recursos encontramos o uso de memória e os arquivos necessários aos quais o aplicativo deve acessar para funcionar.
- O sistema operacional também é responsável por gerenciar a memória principal do dispositivo. É aqui que ficam armazenados os dados compartilhados tanto pela CPU quanto pelos aplicativos, por isso é importante que haja uma boa coordenação das partes das memórias que estão sendo utilizadas no funcionamento de determinados processos.
- Por outro lado, este software principal gerencia as portas de entrada e saída. Isso se refere aos microfones, fones de ouvido, impressoras, alto-falantes e, claro, o monitor.
- Junto com o sistema operacional, encontramos uma série de aplicativos que são responsáveis por verificar em que estado o sistema está e quais ações podemos tomar a respeito. Por exemplo, quando há uma atualização pendente, esses aplicativos se encarregam de exibir um aviso para que o usuário fique atento.
- Por fim, devemos enfatizar que este software desempenha um papel fundamental na segurança de nossos equipamentos. Basicamente, o sistema operacional é responsável por impedir o acesso a determinados programas ou arquivos muito importantes para o bom funcionamento do dispositivo.
Tipos de sistemas operacionais que existem
A seguir, falaremos com você de forma resumida sobre os diferentes tipos de sistemas operacionais que existem no mundo da computação. Continue lendo!
Monoprocessador
Neste caso, está presente apenas uma unidade central de processamento, que se encarrega de executar as instruções necessárias para garantir o funcionamento do equipamento.
Multiprocessadores
Em sistemas multiprocessados, encontramos mais duas unidades de processamento central que trabalham juntas para controlar a memória e os dispositivos periféricos. Na verdade, eles podem ser classificados como multiprocessadores assimétricos (cada CPU é atribuída a uma única tarefa para cumprir) e multiprocessadores simétricos (os processadores cumprem as mesmas tarefas).
De dispositivos portáteis
Quando falamos em dispositivos portáteis, nos referimos a todos aqueles equipamentos como: tablets, smartphones e notebooks . Todos esses artefatos usam sistemas operacionais conhecidos pela maioria dos usuários, por exemplo, Android e iOS. Por isso é importante saber quais são os melhores sistemas operacionais para os telefones celulares mais usados.
Sistemas Multimídia
Esses sistemas operacionais foram feitos para lidar com arquivos de áudio e vídeo . Especificamente, esse tipo de software precisa compactar e decodificar arquivos grandes para que possam ser reproduzidos no computador corretamente. Por exemplo, crie um USB de inicialização múltipla com vários sistemas Windows e Linux em apenas algumas etapas.
Sistemas em tempo real
Finalmente, devemos informá-lo sobre este tipo de sistemas operacionais, que geralmente são instalados em carros, eletrodomésticos, dispositivos médicos, aviões, etc. Neste caso, o sistema operacional cumpre a função de otimizar a autonomia do dispositivo e, claro, de economizar energia ao máximo.