O que são, para que servem e como funcionam os aplicativos móveis e que tipos existem?

O que são, para que servem e como funcionam os aplicativos móveis e que tipos existem?

janeiro 27, 2022 0 Por Como Posso?

Porém, os aplicativos que hoje são utilizados mudaram a forma de se comunicar, divertir e realizar muitas tarefas do dia a dia, existem até aplicativos para cuidar da saúde do seu coração .

Existem também aplicativos incomuns, como aplicativos para localizar passeadores de cachorro e até mesmo aplicativos para economizar nas contas de luz . Esses aplicativos tornaram os dispositivos móveis cada vez mais indispensáveis, e é por isso que milhões de aplicativos são baixados diariamente das lojas de aplicativos.

Existem aplicativos de todos os tipos que são usados ​​nas áreas de criação, trabalho, educação, entretenimento ou comunicação. Os aplicativos permitem que o usuário acesse conteúdos específicos sempre que necessário, sem a necessidade de acessar a internet; para que você economize tempo e conclua as tarefas com mais rapidez.

Os aplicativos mais utilizados pelos usuários são: WhatsApp, Facebook, YouTube, TikTok, Messenger, Snapchat, Google Maps, Spotify, Instagram, Telegram, Gmail, Uber, Outlook, Skype, Google Drive, Cabify, Amazon. Aplicativos de entrega de comida como Rappi e outros aplicativos como esses também são amplamente usados .

Como funcionam os aplicativos móveis e quais são os seus tipos?

  1. Depois de desenvolvido um aplicativo, ele é publicado nas lojas de aplicativos : Google Play (Android), App Store (iOS), Amazon Appstore e Windows Phone Store da Microsoft.
  2. Encontre o aplicativo de que você precisa na loja de sua escolha.
  3. Instale este aplicativo em seu dispositivo. Para baixar um aplicativo, você precisa estar conectado à internet e ter um smartphone ou tablet.
  4. Depois de instalado, ele cumprirá a função para a qual foi criado; seja para entreter, prestar um serviço, ser comunicado ou informado.

Você deve ter em mente que nem todos os aplicativos são compatíveis com os sistemas operacionais de alguns dispositivos móveis.

Tipos de aplicativos móveis

Atualmente, existem três tipos de aplicativo:

  • App nativo

São os aplicativos desenvolvidos para um sistema operacional específico (iOS, Android, Windows); Para que um aplicativo esteja disponível em todos os sistemas operacionais, um aplicativo deve ser criado para cada sistema operacional. Esses tipos de aplicativos só podem ser encontrados em lojas de aplicativos, como App Store ou Google Play.

Saiba +  Como compartilhar arquivos entre dispositivos móveis via Wi-Fi?

A grande vantagem desse tipo de aplicativo é que o usuário pode acessar o hardware móvel como agenda, GPS, câmera, entre outros. Além disso, alguns desses aplicativos não precisam de conexão com a Internet para serem usados.

  • aplicativo web

Também conhecido como aplicativos da web, esse tipo de aplicativo é executado por meio de um navegador (Safari, Google Chrome, Opera, Firefox); portanto, você pode acessar qualquer aplicativo da web, independentemente do sistema operacional usado. Você só precisa acessar seu navegador favorito por meio de um URL.

Desenvolver um aplicativo desse tipo é muito barato, mas não funciona se você não estiver conectado à internet . Você pode usar esses aplicativos em computadores, tablets e smartphones que ainda tenham acesso ao navegador da Internet.

  • Aplicativo Híbrido

Este tipo de aplicativo é uma combinação dos dois anteriores; então, podemos dizer que são aplicações desenvolvidas com uma linguagem de programação Javascript, CSS ou HTML.

São também aplicativos multiplataforma  porque se adaptam a qualquer sistema operacional, portanto, podem ser usados ​​no PC e em dispositivos móveis, pois você pode usá-los do navegador ou baixá-los em uma app store. Um exemplo de aplicativos híbridos é o Facebook e o Instagram, que podem ser usados ​​no PC .

Atualmente, a maioria das pessoas com um smartphone tem um aplicativo instalado em seus dispositivos; E é que os aplicativos são práticos para as atividades diárias e para um melhor funcionamento do celular ou tablet.