Como usar e conectar um pendrive USB ao meu celular Android

Como usar e conectar um pendrive USB ao meu celular Android

julho 2, 2023 0 Por Como Posso?
cabo especal de telefone

cabo otg telefone

Como conectar USB no meu celular Android

Antes de comprar o cabo, você precisa verificar se o seu aparelho é compatível com OTG . Para isso existem aplicações que nos permitem corroborar. O problema é que, se você não usa esses aplicativos, geralmente não está especificado nas características do celular quando o compramos.

É por isso que é importante que você baixe uma destas duas opções: USB OTG Checker ou OTG USB HOST Checker. Qualquer uma dessas duas opções o ajudará a verificar se o seu dispositivo é compatível com OTG.

O único problema é que mesmo esses aplicativos têm uma faixa de falha. A maneira de ter certeza absoluta é comprar um cabo e testá-lo. O que devemos deixar claro é que é muito provável que telefones muito antigos não sejam compatíveis.

Esse suporte USB OTG foi introduzido no Android Honeycomb para que telefones mais novos possam ser suportados.

Depois disso vamos precisar do cabo USB OTG, que tipo de cabo é esse? Basicamente é um cabo que em uma extremidade possui um conector USB tipo C e na outra um microUSB que seria conectado diretamente ao telefone enquanto o primeiro pode ir para um computador, SmartTV, Pendrive, etc.

conectar telefone usb

Como usar um pendrive USB no meu Android

Assim que tiver o cabo e tiver certeza de que seu dispositivo é compatível com ele. A única coisa que resta a fazer é simplesmente conectá-lo ao telefone e do conector USB tipo C conectar o pendrive.

Uma notificação pode aparecer em seu dispositivo móvel informando que uma unidade de armazenamento foi conectada via USB. Desta forma você poderá copiar todos os arquivos que desejar para o pendrive ou vice-versa.

Outra coisa que seria recomendável é que você tenha um navegador de arquivos de alta qualidade para poder navegar por todos os arquivos do seu celular. Para isso recomendamos o aplicativo ES File Explorer, que é bastante completo em todos os sentidos.

Saiba +  Como gravar a tela do meu celular Android sem root

Algo que devemos mencionar é que a conexão USB OTG pode consumir uma grande quantidade de bateria, por isso recomendamos que você conecte-a, use o tempo prudente e depois desconecte, não a deixe conectada se não vai fazer nada porque vai veja como a bateria começa a cair muito rápido.

Outra recomendação é que você desmonte o pendrive e não o desconecte de nenhum. Porque isso pode corromper todos os arquivos nele contidos e você perderá essas informações, a menos que tenha uma cópia de backup delas.

Para isso, você terá que ir até a notificação que aparece na parte superior do seu dispositivo ou em Configurações> Armazenamento e poderá ver a unidade USB que conectou . A partir daqui, você pode desmontá-lo e, assim que o sistema operacional confirmar, você pode desconectá-lo com segurança do seu dispositivo.

Como discutimos um pouco acima, com um cabo USB OTG você pode conectar seu dispositivo não apenas a um pendrive USB, mas também a uma SmartTV, conectar um controlador, teclado, mouse, etc. Assim como você pode conectá-lo ao seu celular Android, também é possível conectar um mouse ou uma memória USB ao seu tablet Android.