Como Fazer uma Bibliografia em Word – Guia Completo

Como Fazer uma Bibliografia em Word – Guia Completo

março 15, 2022 0 Por Como Posso?

Aprender a fazer bibliografias é uma tarefa um tanto entediante, mas a verdade é que elas são indispensáveis ​​em qualquer trabalho que queiramos realizar. Você deve sempre deixar todas as fontes que consultamos, caso contrário, estaríamos incorrendo em plágio, e nosso projeto não teria valor acadêmico. Assim, ensinaremos você a fazer uma bibliografia em Word de forma  rápida e fácil.

Lembre-se de que, para seguir este guia enquanto o lê, é necessário fazer o download e instalar o Microsoft Word. O programa não é gratuito, nós sabemos. Porém, investir em sua capacitação é sempre lucrativo, pois potencializará sua atividade laboral.

Pois, todas as empresas modernas valorizam quem tem domínio na área da automatização de escritórios, que aumentam a eficiência e a qualidade do trabalho.

Finalmente, gostaríamos que você desse uma olhada no restante dos tutoriais de ferramentas de escritório que temos. Se você melhorar seu domínio do Word, já estará mais do que pronto para mergulhar em outros programas para aprender a usar o Excel e o PowerPoint, todos da família Microsoft Office, com interfaces semelhantes.

O que é uma bibliografia?

Em suma, as bibliografias são uma compilação de fontes documentais, que foram consultadas ou que se referem a uma determinada obra. Embora a palavra venha de”livro”, a verdade é que manuscritos ou elementos digitais podem ser incluídos.

O que é uma webgrafia?

Nestes tempos, as bibliografias também evoluíram. Como muitas das informações que consultamos provêm da Internet, surge a necessidade de padronizar as referências a este tipo de conteúdo. Aqui você pode inserir links do Word para páginas da web, blogs e assim por diante.

Como fazer uma bibliografia em Word?

Existem muitas maneiras de construir bibliografias no Word, muito mais do que podemos explicar neste tutorial, mas vamos tentar dar a você uma noção clara das coisas importantes.

Geralmente, uma escrita tem mais de uma fonte consultada, então trabalharemos por fragmentos de texto. Pode-se colocar, entre parênteses, após o fragmento extraído: o sobrenome do autor, o primeiro nome, o nome do livro, o ano de impressão e, por fim, a página do livro consultado.

Os parâmetros acima mencionados dependem dos regulamentos que você deve aplicar em seu centro de estudo ou trabalho. Normalmente, são formatos padrão, como APA.

Outra coisa que você pode fazer é posicionar-se no final do fragmento do texto ao qual deseja adicionar uma referência bibliográfica. Lá, você irá ao menu Iniciar, na parte superior do software, e selecionará a ferramenta Superscript, representada por um X 2

Saiba +  Como fazer um cronograma criativo no Word em algumas etapas

Você só terá que escrever um número (1, 2, 3…) em cada um dos fragmentos que merecem. Em seguida, você irá ao final do documento e estabelecerá um subtítulo de Referências. Lá você colocará o número de cada fragmento e, ao lado dele, citará da mesma forma (alguns elementos podem variar): sobrenome, nome, título da fonte, local de impressão e ano de impressão.

Agora, quanto ao formato do texto. Você deve seguir as indicações dos regulamentos que está utilizando, em relação ao tamanho e tipo de fonte. Mas você pode fazer alguma outra modificação, como alterar a fonte ou tipo de letra padrão, além de colocar o texto em itálico. Que também é alcançado a partir do menu Iniciar pressionando ferramenta com um K.

Como fazer uma webgrafia em Word?

Se você já aprendeu a lidar com bibliografias tradicionais, isso será apenas um pequeno passo a mais. Você deve ter, ao final do seu documento, uma lista com todas as fontes consultadas. Nele, você adicionará uma legenda chamada Webgraphy.

Você colocará os nomes das páginas que utilizou, mas não do site. Ou seja, se você leu o artigo da Wikipedia sobre automação de escritório, deve colocar como fonte: Recuperado de Office Automation, Wikipedia, a * Data *. Você não pode colocar apenas Wikipedia, sem especificar o artigo e a data.

Agora siga estas etapas curtas:

  1. Copie o link do artigo fonte.
  2. Selecione o texto que você coloca na webgraphy (Recuperado de… ()… * Data *).
  3. Clique com o botão direito na seleção.
  4. Escolha a opção Hyperlink no menu.
  5. Cole o link na barra de endereço.

Atenção, este formulário deve ser utilizado somente para documentos que serão entregues em meio digital. Caso contrário, apenas serão colados os links propriamente ditos de cada artigo consultado. Por exemplo: https://comoposso.net/como-inserir-data-e-hora-no-word-facilmente/