Como criar um chatbot para Telegram sem programas?

Como criar um chatbot para Telegram sem programas?

novembro 14, 2021 0 Por Como Posso?

Na versão 3.0 desta aplicação foi incluída a presença de bots e devido à versatilidade desta rede de mensagens instantâneas, as funções que um bot pode realizar incluem desde a capacidade de responder aos seus utilizadores até a capacidade de realizar e enviar inquéritos automáticos.

Apesar de tudo, muitos usuários não sabem o que são bots e como funcionam , então neste artigo vamos explicar o que são bots, para que servem e como criar um chatbot para Telegram sem programas.

O que são bots e o que eles podem fazer?

Bots são robôs, aliás daí vem o seu nome, que podem atuar de forma autônoma na internet por meio de alguns comandos simples.

Esses bots são softwares que atuam automaticamente para realizar tarefas mecânicas de forma cíclica por um tempo indeterminado em uma velocidade muito mais rápida do que um ser humano poderia executar.

Os bots já existem há muito tempo. No entanto, nos últimos anos, eles se tornaram muito populares devido aos usos que foram atribuídos a eles, como fornecer atendimento ao cliente para poder responder às preocupações dos usuários.

Em geral, os bots são utilizados para auxiliar os usuários de um site em tempo real, a fim de solucionar um problema ou gerar vendas para a empresa em questão.

 

Como criar um bot?

Criar um bot que seja capaz de responder automaticamente a chats não é um procedimento complexo. Na verdade, existem muitas empresas que oferecem esse tipo de serviço , caso você precise e não tenha tempo para agendá-lo.

Caso contrário, pode ser feito por um programador que projeta um comando simples para que o bot possa responder às perguntas do usuário.

Etapas para criar um chatbot para Telegram

Em primeiro lugar, para utilizar um chatbot no Telegram, você precisará receber um Telegram Token , ou seja, uma chave para poder validar suas operações com segurança. Quando tiver, você deve fazer uso dele e das ferramentas do Google para iniciá-lo.

Saiba +  Como criar Stickers originais para compartilhar no Telegram

Depois de fazer isso, o procedimento é direto. A primeira coisa a fazer é enviar, via Telegram, uma mensagem a @BotFather na qual deverá escrever «/ newbot».

Em seguida, o bot perguntará qual nome você atribuirá ao seu próprio bot. Neste ponto, é importante observar que o nome deve terminar com a palavra bot. Se tudo estiver bem e o nome estiver disponível, @BotFather irá verificar a criação do seu bot para você.

 

Assim que esta etapa for concluída, teremos que configurar a privacidade do nosso bot. Para isso teremos que escrever o comando «/ setprivacy» seguido de nosso bot mencionando-o por seu @.

Após isso, o @Botfather responderá com as possíveis opções que você terá para configurar sua conta. Você pode escolher que seu bot responda apenas a mensagens que o mencionem ou receba qualquer mensagem.

Programe o bot do Telegram para que ele possa responder às mensagens

Depois de terminar todo o procedimento anterior, teremos nosso bot; no entanto, será um bot relativamente inútil que não será capaz de interagir com os usuários porque não foi configurado.

Nesse ponto, muitos se perguntam se o conhecimento de programação é necessário, e a resposta é não. Com Chatfuel é possível configurar nosso bot sem programação.

Para adicionar o Chatfuel, iniciaremos uma conversa com eles. Teremos que procurá-los como se fossem um usuário. Teremos que escrever “novo bot” e adicionar o token que o Botfather nos atribuiu.

Depois disso, nosso bot terá o Chatfuel instalado. Teremos acesso a um painel de administração onde poderemos configurar o bot de forma simples para enviar mensagens, esclarecer dúvidas e republicar conteúdos.