Como corrigir o problema”O aplicativo parou” no Android

Como corrigir o problema”O aplicativo parou” no Android

abril 5, 2022 0 Por Como Posso?

Para um aplicativo parar é definitivamente algo que nenhum usuário Android deseja. Quando essas situações surgem, podemos ficar muito frustrados; porque poderíamos perder algo importante que estávamos fazendo. Você não precisa continuar estressado, pois neste guia mostraremos como resolver o problema O aplicativo parou.

Às vezes surge ao abrir a galeria para ver nossos arquivos de imagem ou vídeo, outras vezes simplesmente ao executar um aplicativo de qualquer tipo. Encontramos uma rescisão automática, bastante inesperada, que estraga nossos planos e nossa experiência de usar o telefone celular.

O que faremos é explicar alguns dos métodos para resolver o problema de O aplicativo parou, válido apenas para dispositivos Android. Se nenhuma dessas etapas resolver seus problemas, você deve começar a procurar um técnico de confiança para diagnosticar corretamente o problema.

Como corrigir o problema”O aplicativo parou” no Android?

1- A primeira solução que lhe oferecemos é simples de realizar. Acessaremos um dos aplicativos que está nos dando problemas, neste caso levaremos a galeria, que é onde acontece com muitos. Vamos manter pressionado o aplicativo (que já vem por padrão no telefone), e arrastaremos seu ícone para o texto Informações sobre o aplicativo, que aparecerá no topo da tela.

No menu exibido, escolheremos a opção Armazenamento. Como última etapa, você tocará nos botões Limpar dados e Limpar cache para liberar espaço (suas fotos ou o aplicativo não serão excluídos, apenas coisas desnecessárias).

2- No caso de aplicações que não sejam instaladas de fábrica, faremos o processo da mesma forma que antes. Mas, se o erro não for resolvido, devemos desinstalá-lo e instalá-lo novamente. Esta ação permitirá uma instalação limpa, deixando para trás quaisquer problemas que você possa ter.

3- Podemos tentar reiniciar nosso dispositivo móvel. Isso permitirá uma inicialização limpa, o que otimiza os aplicativos instalados, melhorando a fluidez do telefone.

4- Se você tiver muitos aplicativos, pode tentar excluir os menos necessários.

5- Os processos em segundo plano consomem nossa bateria e memória RAM. Eles são uma causa muito comum de problemas no funcionamento de smartphones. Você pode usar um aplicativo como o KillApp para fechar todos os processos em segundo plano automaticamente.

Saiba +  Quais são os melhores aplicativos para editar várias fotos de uma vez?

6- Caso a Play Store não esteja funcionando, você terá que fazer algo bem simples. Se a primeira etapa não funcionar, tente excluir as atualizações deste aplicativo. Ao manter a versão de fábrica, você evitará muitos problemas de compatibilidade.

Medidas extremas para consertar o telefone

Outra medida para resolver o problema de O aplicativo parou, é realizar uma reinicialização forçada para o nosso telefone celular. Esta é a última medida que devemos tomar, já que a reinicialização do hardware implica na reinicialização de fábrica do nosso dispositivo.

Ou seja, todas as suas instalações e configurações serão eliminadas, para esta etapa você deve primeiro fazer backup de todos os seus arquivos importantes (fotografias, gravações, documentos, notas).

Não force. Se as características do seu dispositivo não forem ideais para alguns aplicativos, é melhor encontrar uma maneira de adquirir um novo, mesmo que seja uma despesa extra de dinheiro.

Como manter meu telefone em boas condições?

Depois de colocar todas essas medidas em prática, você não terá mais problemas com o telefone, pelo menos por um tempo. Para preservar o correto funcionamento do seu celular, você deve se lembrar de fazer manutenções periódicas. Procure por aplicativos que limpam a memória e liberam RAM, excluem arquivos desnecessários, desligue-os de vez em quando.

Lembre-se que, como mencionamos no início, se o erro não for solucionado, pode ser necessário entrar em contato com um técnico especializado. Isso porque, com certeza, é um problema de hardware, que não pode ser resolvido sem verificar fisicamente o celular.