Como ativar a digitação por voz no Android e WhatsApp – Escreva com sua voz

Como ativar a digitação por voz no Android e WhatsApp – Escreva com sua voz

março 2, 2022 0 Por Como Posso?

Certamente você já se perguntou como ativar o ditado de voz no Android e WhatsApp? e Quem não gosta?, pois é uma maneira rápida e fácil de escrever com a voz. Por isso, neste post você aprenderá como ativá-lo em seu aparelho, para que possa economizar tempo ao escrever no WhatsApp.

O melhor deste aplicativo é que você pode utilizá-lo para ditar documentos e qualquer tipo de mensagem, quando quiser. Você não poderá mais reclamar do tempo que gasta escrevendo uma mensagem, porque graças a este aplicativo isso mudará para sempre.

Agora, sem mais delongas, conheça os passos que você deve seguir para ativar o ditado de voz e alguns aspectos que você deve considerar.

Etapas para ativar a digitação por voz no Android e WhatsApp

Se você é um daqueles que usa constantemente o WhatsApp, também pode enviar notas de voz sem apertar o microfone, porque tem preguiça de escrever, mas a outra pessoa prefere que você escreva para ela, acalme-se. Seguindo essas instruções que iremos mencionar, você pode ativar o ditado de voz em seu telefone, o que permitirá que você converse com muito mais conforto.

Este excelente aplicativo de certa forma combina notas de voz com escrita, mas com uma ressalva. Ao falar, você está praticamente ditando para o seu celular o que vai escrever, então você não escreve e a outra pessoa recebe uma mensagem de texto e não uma nota de voz.

Em outras palavras, ao ativar este aplicativo, ambos serão beneficiados. Para isso, basta realizar os seguintes passos e o seu aparelho estará pronto para ser colocado em prática.

  • Verifique se você tem o teclado Google G-Board instalado , se não tiver, não se preocupe, baixe-o da Google Play Store em seu celular.
  • Depois de instalar o teclado, você deve ir para as configurações do telefone e selecionar o sistema.
  • Algumas opções irão aparecer e você deve pressionar idiomas e entradas e então você selecionará o teclado Google G-Board.
  • Em seguida, você clica em preferência e ativa o ditado de voz.
  • Se você fala vários idiomas, pode indicá-los no aplicativo, para que possa escrever de acordo com o idioma que você ditar.

Depois de seguir todas essas etapas, a digitação por voz já deve estar ativa e o microfone deve aparecer no teclado do Google. Se quiser usá-lo ao entrar no WhatsApp, você verá o ícone do seu teclado já ativo. Se você ainda não instalou o WhatsApp, pode baixá-lo facilmente.

Saiba +  Como atualizar a ROM do meu celular Android para a versão mais recente Guia passo a passo!

Para utilizá-lo basta pressionar uma vez e ditar ao telefone o que deseja que apareça escrito na tela e isso acontecerá.

Aspectos a serem considerados sobre o ditado de voz

Como você descobriu, ativar o ditado de voz e utilizá-lo é muito simples, porém, para um melhor desempenho você deve considerar os seguintes aspectos :

  1. O ditado por voz sozinho não colocará sinais de pontuação, para isso você deve indicar os comandos:
  • Apontar.
  • Comer.
  • Pergunta.
  • Exclamação.
  • Novo parágrafo e nova linha.

De forma que, ao ditar um texto, pudesse, por exemplo, ser assim: Olá, como você tem interrogado?

  1. Ao configurar o ditado de voz, você pode ativar ou desativar palavras ofensivas. Isso para evitar que por engano alguma palavra seja escrita que possa ser um insulto.
  2. Você não pode iniciar uma frase com uma exclamação ou ponto de interrogação, portanto, os sinais só aparecerão no final da frase.
  3. Obviamente, como você não pode usar os sinais de pontuação adequadamente, deve detalhar muito bem a mensagem antes de enviá-la. É assim que você faz as correções necessárias.
  4. O ideal é que você tenha uma boa pronúncia das palavras, lembre-se que o aplicativo escreverá exatamente o que você ditar.

Como você perceberá a cada dia, existem mais opções no nível da tecnologia que tornam nossas vidas muito mais confortáveis. Ter o ditado de voz ativo em nosso dispositivo simplificará muito as coisas, pois podemos fazer qualquer atividade enquanto ditamos.

Se esta informação foi útil para você, não se esqueça de continuar lendo os artigos deste excelente blog. Talvez você também tenha interesse em saber sobre: ​​Como gravar a tela do meu celular Android sem Root.