Quais são as diferenças e semelhanças entre Linux, Windows e Mac?

Quais são as diferenças e semelhanças entre Linux, Windows e Mac?

dezembro 6, 2021 0 Por Como Posso?

Como qualquer sistema operacional, as funcionalidades do Linux, Windows e Mac estão focadas no acesso às informações presentes no disco rígido . Também na administração da memória RAM, gerenciando os dispositivos de vídeo, o WiFi e o bluetooth e o uso dos dispositivos de entrada e saída. A isso, adicionamos suas semelhanças ao interagir com outros usuários.

Como esses três grandes sistemas operacionais diferem

Apesar de terem semelhanças, existem muitas diferenças que podemos encontrar nelas. Por exemplo, em termos de custos, o Linux e suas versões são os mais acessíveis porque são praticamente gratuitos . Com Windows e Mac, temos que pagar por licenças que podem ser muito caras. Em relação ao software que usam, Linux e Mac são os mais estáveis, enquanto o Windows pode degenerar com o tempo.

O Windows e suas versões oferecem maior escopo para aplicar atualizações e mais soluções podem ser encontradas para problemas que surgem no sistema. O Linux, por ser um dos sistemas que menos consome recursos, oferece maior desempenho. Por seu turno, o Mac possui funcionalidade e compatibilidade únicas entre o seu software e o hardware que utiliza, que são criados quase inteiramente por eles próprios.

Uma das diferenças mais significativas entre Linux, Windows e Mac é que quase todos os programas de computador possuem versões compatíveis para Windows. Para Mac são poucos e para Linux praticamente inexistentes. Embora o último tenha boas ferramentas e aplicativos compatíveis . Talvez este seja um dos motivos pelos quais 80% dos usuários utilizam Windows , 13% Mac e 2% Linux, mantendo assim a hegemonia deste SO sobre os demais.

As características de cada sistema operacional são um guia para determinar qual dos três podemos usar. Existem até outros ambientes que podemos investigar, que não ganharam força e ainda são praticamente desconhecidos, como baixar e instalar o Chrome OS . De qualquer forma, as necessidades de cada usuário permitirão que eles façam sua melhor escolha.

Saiba +  Como atualizar o Raspberry Pi para a versão mais recente com o Raspbian?

Quanto a esses três sistemas operacionais principais, Linux, Windows e Mac continuarão a evoluir com o tempo e serão mais semelhantes ou apresentarão maiores diferenças. Continuar atualizando e conhecer as características atualizadas de cada um deles nos ajudará a continuar fazendo tarefas e atividades que temos ou mudamos para outro. Gostaríamos de saber o que você pensa sobre este assunto.