O que é, para que serve e como funciona o Autotune?

O que é, para que serve e como funciona o Autotune?

dezembro 25, 2021 0 Por Como Posso?

Conhecido como Autotune, é um software que utiliza funções de processamento de áudio , cuja principal tarefa é modificar a voz e diferentes aspectos de um áudio.

Ajuda a corrigir diversas imperfeições ou também algumas imprecisões, que costumam ocorrer ao fazer uma gravação. Desta forma, é possível esconder um pouco da realidade do áudio e tudo graças a um pouco de edição.

Um dos melhores exemplos que se pode dar do que este programa simboliza é compará-lo com o Photoshop , que é um programa focado no retoque de diferentes tipos de imagens, mas no caso do Autotune estamos a falar de edição em formato de áudio.

A forma como funciona, é bastante rudimentar, no entanto, muitos produtores e pessoas especializadas no mundo da música, costumam recorrer a ela caso necessitem de alguma das suas funções exclusivas. É por isso que muitos usuários baixam e usam este programa de edição todos os dias .

Graças à popularidade que este programa adquiriu, graças à invenção deste programa, foram criados outros programas deste estilo, que procuram resolver vários problemas na modulação de voz.

Vantagens de usar o Autotune

  • Este é um programa de edição e manuseio ao mesmo tempo, cujos instrumentos de uso são sutis, com os quais a qualidade dentro da trilha musical pode ser melhorada, até mesmo ao nível vocal, sem que as modificações sejam percebidas dentro da trilha.
  • Graças aos avanços e popularidade que este programa teve, é bastante comum que agora encontremos centenas de novas ferramentas dentro do aplicativo, que nos ajudam em nosso caminho de edição de áudio.
  • É normalmente utilizada como uma das formas de maior sucesso, para dar origem à expressividade artística e, portanto, também como complemento específico para várias tarefas de carácter artístico.
  • Traz muito mais variedade dentro da edição, além de promover a exploração de diferentes ambientes e ritmos musicais dentro de um mesmo álbum.
  • É usado para ser capaz de conceder aos usuários diferentes tipos de espetacularidade e grandeza em alguns programas
  • Ajuda a corrigir diversos erros específicos, que sem a ajuda deste programa específico teríamos que repetir o trabalho várias vezes.
Saiba +  Como fazer chamadas de voz do meu PC Windows ou MacOS?

Desvantagens de usar o Autotune

  • Vários artistas confinam abertamente o uso extremo desta ferramenta e pouco ou nada da essência do artista permanece no álbum .
  • Para ter um uso muito mais completo, geralmente são necessários alguns plug-ins, que podem fazer com que diferentes trilhas soem semelhantes entre si.
  • Dentro do mundo da música, Autotune tem um certo grau de estigma, que ofusca o cantor, uma vez que algumas pessoas descobrem que ele foi usado. Isso se deve ao fato de que se entende que o artista não possui as próprias capacidades para poder produzir suas próprias canções sem o auxílio desse elemento.
  • Estes são alguns dos princípios básicos mais importantes que você deve saber sobre este programa. Embora tenha uma grande popularidade que o precede, seu uso deve ser controlado e não abusar de suas ferramentas ou serviços .