O que é Overclocking e para que serve?

O que é Overclocking e para que serve?

janeiro 17, 2022 0 Por Como Posso?

Mas primeiro você deve saber que os computadores têm componentes eletrônicos internos e externos chamados hardware. Estes são compostos internamente de processador, RAM , CD ROM, microprocessador, placa de vídeo , etc. e na parte externa pelo monitor, teclado, mouse, impressora, etc.

Pois bem, o que é Overclocking? É uma função que permite que qualquer componente interno do hardware do micro funcione . Como pode ser a placa gráfica ou o microprocessador e estes podem funcionar acima das especificações fornecidas pelo fabricante, então mais ou menos para que você possa entendê-lo.

O que é Overclocking e para que serve? Vantagens e desvantagens de fazer isso no meu PC?

Empresas como AMD e Intel, que fazem esses componentes eletrônicos que chamamos de hardware . Eles já estão estabelecidos com parâmetros de fábrica e são certificados para trabalhar nessa velocidade determinada. Mas acontece que a capacidade dos componentes está muito abaixo de sua capacidade real.

Isso é feito para que os componentes trabalhem com capacidades médias e, portanto, não haja possibilidade de que eles ofereçam algum tipo de problema. Então é aí que entra o overclocking , que é responsável por obter o máximo de um componente que não está funcionando com seu desempenho máximo.

Desta forma, um desempenho adicional é obtido de um componente específico do computador e ele trabalha com um desempenho superior. Desta forma você pode economizar muito dinheiro na compra de outro computador que ofereça o mesmo desempenho. Você percebe como é legal aplicar esse método ao seu computador pessoal.

Quando o overclocking é aplicado a um PC, você pode obter um desempenho mínimo de 25%, isso é realmente fantástico. Mas também acontece que essa prática tem seus contras e um deles e o mais óbvio. É que você perderá qualquer garantia que o fabricante tenha prestado, uma vez que não estará funcionando dentro dos parâmetros por ele pré-estabelecidos.

Acontece também que ao fazer overclock, os componentes tendem a reduzir sua vida útil mais do que o normal, eu diria ainda pior.

Saiba +  Como baixar a última versão do Daemon Tools Lite em espanhol para PC de 32 e 64 bits

E há uma possibilidade latente de que o componente seja completamente danificado se não for manuseado corretamente . Por isso devemos ter muito cuidado, antes de tomar a decisão de aplicar este procedimento ao nosso PC.

Conclusões sobre a aplicação de Overclocking no meu PC

Se não está claro para você em que consiste o overclocking , podemos dizer que este método permite um aumento de pelo menos 25% no desempenho dos componentes padrão de um micro. Estas estão acima das especificações fornecidas pelo fabricante, desta forma tiraremos o máximo proveito do nosso computador.

Esta prática vai permitir-nos ter um PC repontado e sem ter que investir nada para isso, mas que se tenhamos de estar cientes dos possíveis riscos que esta prática envolve. E que os resultados que podemos obter podem ser variáveis ​​e vão depender muito de fatores que não podemos controlar.

Antes de realizar este passo e aplicar o Overclocking ao seu micro, recomendamos que você se informe muito bem sobre a maneira correta de aplicar este método. Faça um estudo sobre os componentes do seu equipamento e os passos que você deve seguir para um bom funcionamento. Lembre-se de que existe a possibilidade de danos permanentes ao componente.

E assim chegamos ao final deste artigo, que procuro investigar um termo pouco conhecido, mas que oferece enormes vantagens quando aplicado ao seu computador pessoal. E oferecemos explicitamente O que é Overclocking e para que serve? Vantagens e desvantagens de fazer isso no meu PC?