Como saber a velocidade da minha placa de rede Wifi ou Ethernet no Windows 10

Como saber a velocidade da minha placa de rede Wifi ou Ethernet no Windows 10

novembro 19, 2022 0 Por Como Posso?
conector de cabo de rede ethernet

As velocidades podem variar, as mais comuns são 100 Mbps, 1000 Mbps ou 10 Gbps, o que significa a velocidade de conexão por segundo que sua placa de rede possui. Agora, para saber a velocidade de sua placa de rede Wi-Fi ou Ethernet no Windows 10, siga estas etapas:

Pressione o botão Windows ou vá diretamente para a barra de ferramentas e pressione o botão iniciar, lá você procura a opção Painel de Controle , e escolhe a categoria Rede e Internet , uma vez dentro, a primeira opção que aparecerá será Centro de redes e recursos compartilhados .

Aparecerão as redes às quais o computador está conectado, você encontrará sob o título para ver as redes ativas , basta clicar na rede habilitada e poderá ver a velocidade com que está navegando.

Tela de configuração de rede Wi-Fi ou Ethernet

Você não só poderá ver a velocidade , mas também poderá monitorar a atividade dos bytes enviados e recebidos, e notará a conexão em detalhes, você terá as opções de ver que tipo de conectividade IPv4 ou IPv6 você ter ativo, o status da conexão.

Você verá o item SSID que significa o nome da rede à qual você está conectado e, o mais importante, a velocidade com que a placa de rede está recebendo os dados, se você não só quiser saber qual é a velocidade, mas também quiser fazer alguns ajustes Bem, no mesmo menu você pode fazer isso.

Na mesma aba Genera l está uma opção de propriedades wireless , onde você pode configurar a forma como seu computador se conecta à rede , e a segurança da mesma.

Além disso, no grande mundo do Google existem inúmeros programas que podem verificar a velocidade da rede , você pode usar qualquer um deles para verificar se os resultados que está vendo são os mesmos.

Por que é importante saber a velocidade da minha conexão?

Para algumas pessoas, é de vital importância, porque seu trabalho pode depender disso. Por exemplo, para reuniões de videoconferência ou plataformas de atendimento ao cliente; mas, com uma conexão lenta à Internet, eles não podem ser tão eficientes quanto desejam.

Saiba +  Como criar USB inicializável do Windows 10 no Ubuntu, passo a passo

O provedor de serviços pode fornecer essas informações: fazendo uma chamada , acessando o page ou nos centros de serviço. Desta forma, você verificará se a velocidade de conexão que está usufruindo ao navegar corresponde à que está pagando pelo serviço.

Você também tem a opção de saber quantos megabytes sua Internet possui medindo a velocidade do WiFi ; isso é possível por meio de algumas páginas, que oferecem uma análise gratuita de sua conexão. Nessas páginas, eles geralmente avaliam o tempo que leva para os pacotes de informações viajarem de um ponto a outro.

desenho de velocidade de conexão

Há uma diferença entre a velocidade de upload e download na Internet . A velocidade de upload não é igual à velocidade de download; a transferência deste último é mais rápida porque é o mais utilizado. É a velocidade que usamos para baixar livros, filmes, vídeos, músicas, fotos ou para navegar na Internet.

Como você deve ter notado, é muito fácil saber a velocidade de sua placa de rede Wi-Fi ou Ethernet com o sistema operacional Windows 10. Tendo esses dados limpos, você pode facilmente detectar problemas de conexão causados ​​por uma baixa velocidade de conexão e tomar ação relevante.