Como remover cabeçalho e rodapé no Word – rápido e fácil

Como remover cabeçalho e rodapé no Word – rápido e fácil

dezembro 3, 2021 0 Por Como Posso?

No mundo em que vivemos, a utilização de programas tão versáteis como o Microsoft Word Office é cada vez mais imprescindível . Por isso é importante que você aprenda a manuseá-lo perfeitamente e conheça todos os seus truques. Nesta oportunidade vamos mostrar de uma forma muito simples, como remover o cabeçalho e rodapé do Word de forma fácil e rápida.

Esta tarefa é muito simples de executar e não levará mais do que alguns minutos para implementá-la em seu documento. Existem muitos segredos e truques para trabalhar de forma eficiente e confiável com o editor de texto do Word. Sem perder mais tempo, vamos começar nosso trabalho e aprender como remover o cabeçalho e rodapé do Word de forma fácil e rápida.

Esse truque é ideal, quando recebemos um documento e queremos apenas usar seu conteúdo e eliminar todos os cabeçalhos e rodapés. Você pode proceder de duas maneiras diferentes e para isso devemos acessar nosso editor de texto Word e selecionar o documento que queremos editar, mas também podemos ocultá-lo.

Como remover cabeçalho e rodapé no Word

Estando no documento que vamos trabalhar vamos aplicar o seguinte truque, primeiro vamos para a parte superior do texto e duplo clipe direito com o mouse. Essa área será destacada, indicando que agora podemos fazer edições no cabeçalho. Agora começo a selecionar cada um dos elementos que estão presentes nesta área do documento.

Para deletar cada elemento, basta selecioná-lo com o ponteiro do mouse, fazer um clipe e aparecerão algumas caixinhas. Isso indicará que podemos modificá-lo como quisermos, tanto esticá-lo quanto ampliá-lo, etc. No nosso caso vamos eliminá-lo, para isso basta pressionar a tecla Delete.

Desta forma, vamos eliminando cada um dos elementos, até que esta área do documento fique em branco. Agora vamos ao rodapé e vamos realizar os mesmos passos que fizemos com o cabeçalho. Selecionamos esta parte inferior, então duplicamos o clipe direito com o mouse e começamos a apagar todos os elementos que estão presentes aqui.

Lembre-se que para excluí-lo é necessário apontá-lo, ele ficará destacado e será necessário pressionar a tecla  Delete. Feito tudo isso, só temos que sair desta área e fazer um clipe em qualquer lugar do documento ou você pode ir para o canto superior direito.

Saiba +  Como remover ou excluir quebras de seção de página de linha e coluna no Word

Nesta área, a guia Ferramentas para cabeçalhos e rodapés apareceu automaticamente e fechamos o cabeçalho e o rodapé.

Segunda maneira de remover o cabeçalho e rodapé

Vamos agora descrever a segunda maneira ou truque para remover ou remover cabeçalhos e rodapés. Esta etapa é muito mais fácil que a anterior, voltamos ao documento anterior que contém o cabeçalho e o rodapé que queremos remover.

Vamos para o topo do documento e um clipe duplo à direita e o menu Ferramentas para cabeçalhos e rodapés aparecerá.

Entramos neste menu e vamos para a parte esquerda, na aba Cabeçalhos, olhamos para baixo e selecionamos a opção de remover cabeçalhos  fazendo um clipe. Se você notar, todo o cabeçalho já foi removido de uma vez e essa área foi limpa de textos e imagens que não queremos em nosso documento.

Da mesma forma, vamos para o canto superior esquerdo onde está o menu Design e agora selecionamos a aba Rodapé.  Ao fazer um clipe, outro menu aparecerá e selecionamos a opção Remover rodapé fazendo um clipe. Esta área já foi limpa de qualquer elemento que não desejamos manter em nosso documento.

Agora, nosso documento está livre daqueles elementos que não queríamos manter por nenhum motivo e tem sido do nosso agrado. Se você percebeu que foi muito fácil aplicar esses truques curtos e simples ao seu documento para   remover o cabeçalho e o rodapé do Word de maneira fácil e rápida.