Como fazer um currículo profissional para o meu primeiro emprego – sem experiência profissional

Como fazer um currículo profissional para o meu primeiro emprego – sem experiência profissional

dezembro 7, 2021 0 Por Como Posso?

Por meio dele, você provavelmente será selecionado para um cargo ou função. É por isso que é muito importante fazer um currículo profissional e atraente, para que você também possa fazer um currículo original com o Freepik.

São múltiplos os fatores que devem ser levados em consideração na hora de fazê-lo, a partir do fato de que seu objetivo principal é destacar suas habilidades mais marcantes, para que assim você tenha um maior sucesso na procura de emprego.

No entanto, esse objetivo pode ser um pouco complicado quando você não tem nenhuma experiência e é seu primeiro emprego. Por este motivo, indicamos a seguir as principais informações que o seu CV deve conter, para que possa fazer um curriculum vitae sem experiência.

Quais informações meu currículo deve conter?

Conforme enfatizado desde o início desta seção, existem diferentes dados que você deve anotar ao redigir seu currículo. Com base nas informações, destaca-se a nível profissional e pessoal. Entre os principais dados temos:

Dados pessoais

A primeira coisa que você deve fazer é começar com seus dados reais, como nome e sobrenome, data de nascimento, além do número do documento de identificação.

Em seguida, você pode inserir o estado civil, o endereço onde você mora, um número de contato (através do qual eles entrarão em contato para avisar se você foi selecionado). Você também pode adicionar seu e-mail pessoal.

Formação acadêmica

Outra das principais coisas que devem ser destacadas no currículo é a formação acadêmica, a partir de estudos primários, secundários, universitários e caso deseje agregar estudos de pós-graduação. Da mesma forma, é importante que você coloque cada um dos graus obtidos, como bacharelado, técnico médio, graus, entre outros.

Experiência de trabalho

É importante divulgar os locais onde já trabalhou anteriormente, indicando a data e a hora em que trabalhou naquele emprego. No entanto, se ainda não tem essa experiência, pode colocar os locais onde exerceu alguma prática profissional e mesmo que tenha prestado serviços num local onde não tenha recebido remuneração.

Caso não contenha nenhum tipo de experiência, você pode pular esta etapa.

Saiba +  Como criar um Sitemap do zero para o meu site?

Idiomas e dados complementares

Sem dúvida, um detalhe relevante que você deve destacar é o conhecimento ou habilidade em outros idiomas que não o seu. Da mesma forma, é importante indicar se você já fez cursos, seminários, entre outros.

Informática

Da mesma forma, pode incluir o conhecimento de informática que você possui. Começando pelo básico e, claro, se você souber mais sobre o mundo da informática, poderá destacá-lo aí. Sem dúvida, isso ajudará a obter um melhor resultado.

O que você deve evitar colocar em seu currículo?

Às vezes, por querermos agregar mais conteúdo, colocamos informações desnecessárias e pouco relevantes, sendo esse um dos principais erros, pois não contribui em nada de bom para a nossa apresentação e pode até ser um pouco chato para o leitor. Portanto, recomendamos que você evite colocar os seguintes detalhes :

  • Endereço de e-mail com nomes inadequados, por exemplo, el_osito_dormilon, la_gatica, el_mono, etc. Adicionar seu nome real é recomendado.
  • Freqüentemente, as pessoas, ao adicionar mais conteúdo, tendem a escrever inconsistências.
  • Não é recomendado que seja muito longo.
  • Você deve usar uma linguagem apropriada.
  • Outra coisa que você deve evitar é colocar dados errados. Pode ser um fracasso imperdoável.
  • Não é aconselhável fazer o mesmo currículo para todos os empregos. De preferência, você deve adicionar detalhes relacionados à posição a ser obtida.

Por fim, esperamos que este tutorial tenha ajudado você a fazer um currículo sem experiência, porém gostaríamos de saber a sua opinião.Você considera essas dicas úteis para fazer um currículo profissional? Se você está desempregado, já pensou em criar uma conta na Infojobs para procurar emprego?. Deixe-nos suas respostas nos comentários.