Como fazer ou criar um mapa conceitual no Word – rápido e fácil

Como fazer ou criar um mapa conceitual no Word – rápido e fácil

fevereiro 25, 2022 0 Por Como Posso?

Os mapas conceituais são gráficos com conceitos-chave inter-relacionados e também uma ferramenta muito útil para o aprendizado de todos os alunos. Este artigo mostrará como fazer ou criar um mapa conceitual no Word. É uma tarefa muito fácil e rápida de fazer, e você pode fazer isso do seu telefone se baixar o Microsoft Office para Android.

Etapas para fazer ou criar um mapa conceitual:

  1. Abra um documento do Word em branco. Se você vai realizar este processo em seu celular, deve primeiro aprender a criar documentos do Word com seu celular.
  2. Vá para o menu de opções e clique na guia”Inserir”.
  3. Clique na caixa”Formas”; Nesta seção você poderá inserir quadrados, círculos e setas que são muito úteis ao fazer um mapa conceitual.
  4. Escolha a figura que deseja usar para o seu mapa conceitual e deslize o mouse para desenhar a figura que você escolheu; pontos aparecerão automaticamente ao redor da figura, eles permitirão que você molde a figura no tamanho que desejar.
  5. Assim que escolher a figura, abre-se a barra «Formatar», nesta caixa pode alterar o desenho da figura; ou seja, você pode escolher a cor, largura e estilo do contorno, você pode até preencher a figura com uma cor, gradiente ou uma imagem.
  6. Posicione o mouse sobre a figura e pressione o botão direito, aparecerá imediatamente um menu onde você escolherá a opção «Adicionar Texto». Ao pressionar o botão direito do mouse sobre o texto, você pode alterar o estilo, fonte, cor e tamanho das letras.
  7. Depois de ter criado a primeira figura, volte à barra «Inserir» e clique na opção «Formas», agora deve escolher a seta ou linha que servirá de ligação entre uma moldura e outra.
  8. Você pode ajustar as setas ou linhas para a cor, tamanho e espessura que deseja dar um estilo impecável ao seu mapa na barra «Formato» (passos semelhantes aos pontos 4 e 5).
  9. Você adiciona as palavras de ligação que um mapa conceitual contém na aba “Inserir” e escolhe a opção “Caixa de Texto”, nessa caixa você escreve as palavras que deseja. Ao clicar com o botão direito nas palavras, você pode alterar a fonte, a cor e o tamanho.
  10. Essas etapas anteriores devem ser repetidas para cada figura, palavra de ligação e linha de conexão para terminar seu mapa conceitual. Ou você pode copiar e colar a primeira figura e a seta de conexão para o resto do mapa para terminá-lo mais rápido.
Saiba +  Como criar ou fazer uma montagem de fotos no Word - fácil e rápido

Um mapa conceitual é usado para transmitir ideias ou para aprender um tópico mais facilmente; é por isso que você não deve tomar sua realização levianamente. É comum que as pessoas pensem que isso é o mesmo que fazer um mapa mental, mas aqui estão algumas sugestões simples para você fazer um mapa conceitual de qualidade.

Um mapa conceitual deve ter três elementos principais

  • Conceitos curtos ou frases curtas.
  • Links que podem ser linhas ou setas.
  • Palavras de ligação que servem para conectar todos os gráficos.

Recomendações do conteúdo a ser desenvolvido

  • Você deve evitar colocar muitas informações sobre o tópico; O mais recomendado é usar as ideias principais com alguns elementos secundários, desta forma será mais fácil compreender a informação que pretende transmitir.
  • Ordene as informações priorizando as informações mais importantes e coloque-as no topo do mapa e as menos importantes na parte inferior.
  • As palavras ou frases que conectam cada ideia devem ser curtas.
  • Cada tabela que você usa deve ter um nível hierárquico, você nunca deve colocar todas as tabelas no mesmo nível, pois você deve priorizar as informações.
  • Recomenda-se enquadrar o texto com caixas, retângulos, círculos e relacionar cada conceito é aconselhável usar linhas.

Com essas etapas e recomendações simples, você está pronto para fazer ou criar o melhor mapa conceitual no Word; ser incentivado a usar essa ferramenta para melhorar seu aprendizado ou ensino. Além disso, insira e edite imagens no Word para dar um toque extra aos seus mapas conceituais.