Como fazer e usar um loop FOR-NEXT no VBA Excel – rápido e fácil

Como fazer e usar um loop FOR-NEXT no VBA Excel – rápido e fácil

fevereiro 24, 2023 0 Por Como Posso?
gerar código em VBA

A programação estruturada é um paradigma de programação que usa segmento de código que possui um ponto de entrada e um ponto de saída. Funções de subrotina e estruturas de controle são usadas.

Tudo isso com o intuito de ter um código mais organizado e de fácil leitura. Este tipo de programação usa loops, que são sequências que se repetem N várias vezes. O loop se repete até que uma condição seja atendida ou um número final seja alcançado .

programação estruturada

Como fazer e usar um loop for-next no VBA?

O loop for-next é um dos tipos de loops mais usados ​​no VBA devido ao seu grande uso. Sua sintaxe é fácil de entender:

para start_variable para limit_value
     Instruções dentro do loop próxima variável de incrementos de start_variable
e fim da instrução

start_variable: é a variável que contém o valor inicial. Em geral, antes de iniciar o loop, um valor é atribuído à variável e sua sintaxe seria a seguinte:

start_variable = 1

Este valor aumenta à medida que as condições do loop são executadas, até atingir o valor final.

limit_value: esta variável é aquela que inicia a sequência e conta as repetições. Se a variável inicial atingir o valor limite, o loop para. Pode ser uma variável com um valor atribuído antes da instrução ou pode ser um valor direto. Exemplo, se quisermos que a variável inicial conte apenas até 10, a sintaxe seria a seguinte:

para start_variable a 10

next start_variable: é a última linha da frase das instruções de loop. A palavra seguinte seguida do nome da variável aumenta seu valor em um.

Exemplo de loop for-next em VBA

loop for-next em VBA

O loop for-next é muito fácil de usar no Visual Basic e pode ser usado com muitos objetos do Excel . Foi criado um formulário com duas caixas de texto para o usuário colocar o valor inicial e o valor final do loop. No formulário existe um botão que ao ser pressionado preenche uma caixa de combinação. O código atribuído ao formulário e ao botão seria o seguinte:

Saiba +  Como converter arquivo do Excel para JPG online grátis

Dim i As Integer
Dim lim As Integer

Private Sub btnContar_Click ()
     lim = limit.Text
     For i = start.Text To lim result.AddItem
          i
          Next i
End Sub

  • As primeiras duas linhas de código estão criando as variáveis ​​i e lim como um valor numérico do tipo inteiro.
  • Em seguida, clicando no botão, o valor deve ser atribuído à variável lim dependendo do valor limite que o usuário colocou.
  • Inicie o loop for-next onde o valor de i é igual ao valor inicial que o usuário colocou. Este valor aumentará até que seja igual ao valor de lim.
  • Cada vez que o loop é executado, um novo valor é adicionado à caixa de combinação. Finalmente, a variável i aumenta seu valor + 1 quando a instrução termina.

Do-Loop em VBA

Existem dois tipos de estruturas Do-Loop, que são Do-While e Do-until, semelhantes ao While Loop . O Do-While repete as instruções desde que uma condição seja atendida , ou seja, seu valor seja verdadeiro. Ao contrário de Do-Até, isso é cumprido até que a condição mude seu valor para verdadeiro, ou seja, verdadeiro.

A sintaxe para as duas estruturas é a mesma, o que varia é a palavra while para até.

Condição do while ‘while pode ser alterado para até
    Instruções dentro do loop
Exit fazer
    Instruções de saída  do
loop